Programa

CASA DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO PENSA O FUTURO 

Programa de Acção LISTA B Mandato 2014/16

1. Por uma CTMAD de valores:

 1.1. A CTMAD é uma referência incontornável do regionalismo português e constitui um património nacional e mundial que importa preservar e desenvolver. Para o efeito, temos que ser uma Casa que, sem esquecer o passado que muito nos honra, deverá empenhar-se na divulgação dos valores culturais e morais, que queremos fortes e inabaláveis, os quais devem ser assumidos por todos sem excepção;
 1.2. A CTMAD nasceu à sombra da solidariedade trasmontana-duriense e assume-se hoje como uma Casa DEMOCRATICA, respeitadora dos valores essenciais da vida e, por isso, a coesão fraternal dos seus associados terá que ser uma realidade e a força motriz de um futuro com sucesso. Deste modo, em reforço da democraticidade da Casa e da valorização dos seus membros, propomos realizar uma assembleia geral para alteração estatutária dos seguintes pontos: 
  • Simplificar as condições de elegibilidade para os órgãos sociais da casa de modo que seja eliminada a limitativa condição de uma candidatura ter cinquenta sócios a apoiá-la; 
  • Redefinir os mecanismos que confiram um estatuto de participação a oposições organizadas e em condições de igualdade; 
  • Reforçar as competências e poderes de fiscalização da Assembleia Geral em relação à Direcção;
  • Adoptar mecanismos de divulgação obrigatória de informações relevantes; 
  • Alterar, ao nível dos órgãos sociais e no âmbito da Direcção, a vice- presidência que, em vez de um, passará a haver quatro vice-presidentes por serem as grandes áreas da actividade da Casa; 
  • Instituir um Conselho Consultivo, de apoio à Direcção, composto pelos antigos Presidentes e Vice-presidentes da Casa e um corpo multidisciplinar de especialistas; 
  • Introduzir uma norma imperativa que proíba a marcação da Assembleia Eleitoral para o mesmo dia da Assembleia Geral de Prestação e Aprovação de Contas e Aprovação do Orçamento para o ano seguinte, como forma de conferir dignidade e credibilidade ao acto eleitoral; 
  • Alterar a base de recrutamento de sócios da casa alargando essa possibilidade aos cidadãos de Lisboa e não só que justificadamente se mostrem amigos da Casa e da Região. 

 1.3. A CTMAD, em reforço dos valores, deverá insistir junto das comunidades portuguesas e através delas, na divulgação da marca “Região Trás-os- Montes e Alto Douro” por forma a projectar-se como Marca Mundial e um destino de atracção; 
 1.4. Organizar, quinzenalmente, tertúlias sobre temas da Região com intervenções dos sócios e convidados;
 1.5. Aproximar a realidade da CTMAD dos Jovens, através de políticas formativas sobre a sua História, sobre o seu papel na cidadania e, numa perspectiva transgeracionalmente solidária, contribuir para a renovação das classes dirigentes; 
 1.6. Por último, a nossa agenda passará muito por uma política de desenvolvimento da CTMAD, ao nível Nacional e Internacional, como já o faz a REGIÃO, para o que estabeleceremos Parcerias com as Comunidades Locais, Empresas Privadas, Associações e outros. 


2. Por uma CTMAD promotora da cultura: 

 2.1. Reforçar as Iniciativas Culturais, nomeadamente através de: 
  •  Lançamento de Livros; Colóquios; convívios com os criadores, pintores, escritores, músicos e outros; 
  •  Conferências sobre temas do interesse da CTMAD;

 2.2. Intensificar a promoção dos Produtos Regionais através de eventos, tais como: 
  • Feiras; apresentações e mostras de fumeiro, azeite, vinhos, frutos secos; 
  • E outros cujos produtores vejam interesse na sua divulgação através da Casa. 
 2.3. Reforçar o papel do Jornal e “Site” da CTMAD, dando voz a assuntos relevantes da Região;
 2.4. Incrementar a ligação das actividades da CTMAD aos meios de comunicação social da Região e aos de âmbito nacional; 
 2.5. Organizar a lista de associados com correio electrónico por forma a melhorar os canais de informação da CTMAD;
 2.6. Desenvolver um trabalho de Tratamento Documental do Acervo Cultural da CTMAD;
 2.7. Aprofundar a colaboração com a Universidade Sénior, que deverá ir para além da cedência das nossas instalações;
 2.8. Promover com as Associações de Lisboa e da Região, nomeadamente com as Associações Académicas das Universidades de Lisboa e da Região a fim de melhor potenciar aproveitar e animar os espaços da NOVA SEDE, nomeadamente, o Restaurante, Biblioteca, Sala de Informática e Internet;
 2.9. Criar um Centro de Estudo e Apoio aos Jovens do Ensino Secundário afim de os ajudar nas disciplinas onde tenham dificuldades;
 2.10. Sensibilizar e propor aos poderes políticos regionais e municipais para que a CTMAD seja um parceiro privilegiado na defesa e promoção da Região;
 2.11. Fomentar a ligação da CTMAD ás bases de conterrâneos espalhados pelas comunidades portugueses e PALOP´s com vista á criação de Novas CTMAD;
 2.12. Desenvolver a relação dos sócios com a Região promovendo passeios aos vários Concelhos representados pela Casa; 
 2.13. Constituir uma equipa FUTSAL, como factor de mobilização das camadas mais Jovens;
 2.14. Organizar o IV Congresso de “Trás-os-Montes e Alto Douro”; 
 2.15. Elaborar Protocolos com Instituições Nacionais e Regionais por forma a aumentar os valores culturais da Casa e dos seus associados. 
 • Para o efeito, promoveremos a celebração de Protocolos de Interacção cultural com: 
  • Universidades de Lisboa e Vila Real; 
  • Institutos Politécnicos de Bragança, Guarda e Viseu; 
  • Associações Culturais de Trás-os-Montes e Alto Douro; 
  • Autarquias de Lisboa e da Região e outras. 

3. Por uma gestão financeira e patrimonial sólida da CTMAD:

 3.1. Asseguraremos o cumprimento escrupuloso dos compromissos por forma a garantir que a CTMAD, na sua relação com terceiros, seja um parceiro credível;
 3.2. No que concerne à NOVA SEDE da Casa, iremos sensibilizar a Câmara Municipal de Lisboa no sentido de renegociar as condições de atribuição do novo edifício por forma a que as obras não fiquem a cargo da Casa;
 3.3. Quanto ao projecto e realização das obras da NOVA SEDE, em face da sua dimensão e complexidade, desenvolveremos os trabalhos iniciados pela Comissão Técnica, nomeada pela anterior Direcção, cuja composição respeitaremos; E, caso as circunstâncias o reclamem, reforçaremos a sua composição assim como introduziremos as alterações ao programa de instalação que se mostrarem necessárias e adequadas; 
 3.4. Em desenvolvimento e aproveitamento das estruturas da NOVA SEDE imprimiremos uma gestão inteligente séria e rigorosa dos espaços da casa, nomeadamente, do Restaurante e Loja de produtos regionais, onde criaremos Novos Postos de Trabalho; 
 3.5. Em geral, procuraremos pois levar a cabo uma gestão séria, transparente e rigorosa das contas, com uma supervisão efectiva do Conselho Fiscal da CTMAD; 
 3.6. Insistiremos no alargamento da base de novos sócios e na recuperação de sócios com quotas em dívida, o que, entre outros aspectos, trará novas receitas; 
 3.7. Em reforço do número anterior e com vista a cativar os estudantes da Região reduziremos o valor da quota anual para 12 euros; esta medida será extensível a desempregados e outras pessoas sem recursos; 
 3.8. A fim de fidelizar e cativar os associados promoveremos o estudo da Instituição de um Seguro Colectivo de Saúde destinado aos sócios assim como a criação de uma Lutuosa. 


4. Por uma Casa Regional potenciadora da Nação: 

 4.1. Fomentaremos as relações com outras Casas Regionais Nacionais, nos seus múltiplos aspectos, reforçando a existência de uma plataforma saudável e potenciadora do desenvolvimento do país; 
 4.2. Não deixaremos, portanto, de apoiar o aprofundamento da exploração comercial da Marca “Região Trás-os-Montes e Alto Douro”, tornando-a em face do seu potencial numa Marca Global;
 4.3. Procuraremos participar activamente nos fóruns de decisão em Portugal, nomeadamente, assegurando a presença da CTMAD sempre que a ocasião o exija; 
 4.4.- Finalmente, procuraremos que a CTMAD tenha voz ao nível das Instâncias Internacionais, nomeadamente, nos fóruns de decisão da união Europeia. 

 Em face do exposto aqui fica: 

Uma IDEIA, Um PROJECTO, Uma EQUIPA! 

Por uma CTMAD digna e forte! 

A decisão é sua
CONTAMOS CONSIGO!